Publicado em brincar, Educação, familia, infância, Parentalidade consciente, Rotinas

Sugestões para melhorar o tempo em família!

image3Há muito que se fala na tendência desenfreada dos pais para ocupar os filhos em actividades na esperança que sejam melhores, que desenvolvam novas competências ou que descubram um talento inesperado, motivo de orgulho para a família.

Curiosamente, o verbo “ocupar” no dicionário é descrito como “estar na posse, preencher, dar ocupação a…, ser objecto de…, dedicar-se ou consumir tempo”. Hoje em dia a vida de muitas crianças, está preenchida de actividades e de brinquedos, mas com falta de momentos de qualidade em família,  onde se possam expressar e desenvolver em pleno.  Como pais podemos a qualquer momento, identificar a necessidade dos filhos e gerar mudanças na rotina que permitam interacções positivas em família. O tempo investido na relação, irá redundar em qualidade de vida de pais e filhos.

Partilho aqui algumas sugestões para melhorar a interacção Pais-Filhos:

  • Comemorar pequenas conquistas
  • Incentivar a partilhar tempo com a criança
  • Desligar os aparelhos electrónicos para dar espaço à comunicação
  • Proporcionar o contacto com a natureza e jogos cooperativos
  • Envolver a criança nas rotinas de vida diária (promova a participação em tarefas de acordo com a idade)
  • Responsabilizar a criança para as consequências das suas escolhas ou ações
  • Privilegiar experiências ao invés de bens materiais
  •  Promover a autonomia e independência (dê orientações, não dite regras).

 

“Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda a educação? É não ganhar tempo, mas perdê-lo”.
(Jean-Jacques Rousseau)

 

Conceição Pereira 
Amor d`3ducação

 

Autor:

Sou Educadora de Infância de profissão e coração! Especializei-me na primeira infância e fiz um mestrado em Psicologia Comunitária, que me trouxe conhecimentos diferenciadores ao nível da abordagem sistémica das famílias. Há mais de uma década que desenvolvo uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades actuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afectiva como base de um trabalho de excelência. Há quatro anos decidi criar um blogue sobre educação e nasceu o Amor d`3ducação. Quando tomei esta decisão pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas e capacitar famílias e crianças. A certificação em KidsCoaching, veio enriquecer todos este percurso e permitir uma visão mais interventiva da educação. Este é um método bastante completo e coerente, baseado numa nova abordagem na educação, em que o estilo de relacionamento dos adultos é capaz de mudar e elevar a criança a um patamar de maior envolvimento, decisão e de realização. E porque sou um dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blog para inspirar e ser inspirada! “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa) Conceição Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s