Publicado em Desenvolvimento infantil, Dicas de Educação, Educação, familia, Parentalidade consciente

Como gerir o uso das tecnologia na infância

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A tecnologia está a mudar o mundo em que vivemos… Há alguns meses que reflito sobre a influência das novas tecnologias na educação. Apresento-vos Pensei um artigo esclarecedor com informação credível e possível de se colocar em prática.  

As tecnologias fazem parte da sociedade atual e portanto da nossa vida. Não há margem para dúvida, vieram para ficar e com grande potencial de evolução. Quantos de nós questionamos as vantagens ou desvantagens da sua utilização pelas crianças. Pais, professores e educadores falam sobre o tema, debatem ideias e deste encontro emergem diferentes perspetivas e opiniões.

Se por um lado a tecnologia permite que nos aproximemos de pessoas que estão longe, por outro, pode afastar-nos daqueles que estão perto. E nesta linha de pensamento, surgem algumas questões pertinentes, que servirão de base a esta reflexão:

Estamos a conviver de forma adequada com esta vantagem tecnológica? Devemos permitir que as crianças tenham contato com as mais variadas ferramentas tecnológicas? Qual é o papel dos adultos na educação tecnológica das crianças?

Sou de opinião que não podemos ignorar a evolução, privando a criança do acesso a este tipo de ferramentas. Já dizia o velho ditado ” o fruto proibido é o mais apetecido”.  As tecnologias só serão prejudiciais se afastam a criança da interação com o mundo real e a impedem de realizar aprendenduzagens significativas. Assim sendo, devemos integrá-las de modo consciente na rotina, tendo em conta a idade e carateristicas da criança, sem ignorar as consequências do seu esto na saúde fisica e psicológica da criança. Tendo em conta o desenvolvimento de uma criança, o uso de aparelhos electrónicos não deve ser permitido até aos 3 anos.

Um dos requisitos fundamentais para permitir a utilização de equipamentos eletrónicos é a existência de acompanhamento do adulto por forma a garantir interação fora da tela. Segundo o psicológo André Trindade, ” … a tecnologia é uma ferramenta, é uma espécie de vantagem, se conseguir usá-la de forma criativa com o seu filho”. O autor desenvolve a ideia de que a perda de contato visual e fisico com a criança deve ser motivo de preocupação na educação de uma criança. 

Através da leitura de alguns artigos de referência, fui-me apercebendo que o essencial é existirem regras pré-estabelecidas e supervisão/acompanhamento na exploração dos dispositivos. Ver uma árvore num tablet é muito diferente de vê-la num parque. É ou não é? O segredo reside, essencialmente, nas relações que podemos estabelecer entre experiências. A exploração de imagens ou conteúdos no tablet ajudam a conhecer características, obter informações e o contato com o mundo real permite à criança usufruir de experiências sinestésicas (ouvir, ver, tocar, sentir) vitais para o seu desenvolvimento.

Deixo-vos alguns tópicos importantes facilitadores de uma dieta tecnológica equilibrada:

  • Seja um modelo para o seu filho, controlando o seu próprio uso dos aparelhos eletrónicos. As crianças aprendem por imitação;
  • Defina regras de utilização dos aparelhos electrónicos e conversar com  a criança acerca das mesmas;
  • Brinque com o seu filho, dê alternativas ao uso das novas tecnologias;
  • Impedeça o uso de aparelhos em momentos da rotina diária ( refeições, repouso…);
  • O tempo de uso não deve exceder os 30 minutos consecutivos, sendo muito importante a qualidade dos conteúdos assistidos;
  • Não permita o acesso a tecnologia após o jantar ou na hora que antecede a ida para a cama;
  • Aproveite para estar com a criança no momento em que utiliza o tablet, contar uma história interativa ou explorar um tema através de sons e/ou imagens;
  • Não ofereça tecnologia a uma criança, ela terá todo o tempo do  mundo para investir nessa área. A criança precisa desenvolver soft-skills que promovam o seu desenvolvimento social, mental, fisico e emocional.

Segundo Raffi Cavoukian, fundador do Centre for child Honouring, “nenhum toque que realmente emocione virá de representações artificiais do mundo. Aprender no mundo real é primordial para uma experiência positiva e formativa.” Desta forma, é fundamental que os adultos, pais e educadores, não se demitam deste papel, importante e determinante, para que a criança aprenda a viver nesta sociedade da informação, protegendo-se do uso descontrolado de equipamentos electrónicos e principalmente, do isolamento social. 

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Autor:

Sou Educadora de Infância de profissão e coração! Especializei-me na primeira infância e fiz um mestrado em Psicologia Comunitária, que me trouxe conhecimentos diferenciadores ao nível da abordagem sistémica das famílias. Há mais de uma década que desenvolvo uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades actuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afectiva como base de um trabalho de excelência. Há quatro anos decidi criar um blogue sobre educação e nasceu o Amor d`3ducação. Quando tomei esta decisão pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas e capacitar famílias e crianças. A certificação em KidsCoaching, veio enriquecer todos este percurso e permitir uma visão mais interventiva da educação. Este é um método bastante completo e coerente, baseado numa nova abordagem na educação, em que o estilo de relacionamento dos adultos é capaz de mudar e elevar a criança a um patamar de maior envolvimento, decisão e de realização. E porque sou um dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blog para inspirar e ser inspirada! “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa) Conceição Pereira

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