Publicado em Educação, familia, Festas com crianças, infância

Carnaval: segredos da infância

Por estes dias vive-se, um pouco por todo o lado, a euforia do carnaval!

Carnaval e crianças parecem combinar na perfeição. Cores, alegria, movimento, fantasia, criatividade, brincadeira e imaginação, são palavras de ordem nesta festa. As crianças que gostam do carnaval deliram com os fatos das suas personagens favoritas e ao vesti-los encarnam a personagem em grande. Adoram mascarar-se, viver as personagens e brincar com serpentinas e confetis. Princesas, piratas, animais ou super-heróis, o que interessa é chamar a fantasia e viver verdadeiros contos de fadas.

Mas nem sempre é assim… há crianças, que literalmente, não gostam do carnaval. Por norma este sentimento está associado à dificuldade de separar a realidade da fantasia e à existência de medos. Estes por sua veze, são alimentados no seu imaginário e aumentam, em grande escala, com o aparecimento de máscaras e adereços presentes em fantasias utilizadas por crianças e adultos.

O papel dos adultos é fundamental, na implementação de estratégias adequadas para minimizar os efeitos ao invés de ampliá-los. É muito importante ouvir a criança e compreendê-la. Não se deve levar a mal ou entender que a criança está a fazer “fita”. É necessário devolver-lhe a segurança que necessita para vencer os seus medos. IMG_3431.JPGDos adultos é esperado bom senso e tolerância!

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.”
(Vygotsky)

Conceição PereiraAmor d`3ducação

Foto: Pinterest

Autor:

Sou Educadora de Infância de profissão e coração! Especializei-me na primeira infância e fiz um mestrado em Psicologia Comunitária, que me trouxe conhecimentos diferenciadores ao nível da abordagem sistémica das famílias. Há mais de uma década que desenvolvo uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades actuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afectiva como base de um trabalho de excelência. Há quatro anos decidi criar um blogue sobre educação e nasceu o Amor d`3ducação. Quando tomei esta decisão pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas e capacitar famílias e crianças. A certificação em KidsCoaching, veio enriquecer todos este percurso e permitir uma visão mais interventiva da educação. Este é um método bastante completo e coerente, baseado numa nova abordagem na educação, em que o estilo de relacionamento dos adultos é capaz de mudar e elevar a criança a um patamar de maior envolvimento, decisão e de realização. E porque sou um dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blog para inspirar e ser inspirada! “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa) Conceição Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s