Publicado em Educação, familia, Parentalidade

Pai é pai!

IMG_3109

Poucos dias nos separam de um dia muito especial para pais e filhos. Como dia importante que é, não podia deixar de partilhar algo sobre o tema. Espero que gostem!

Na sociedade atual é cada vez mais importante a presença do pai. Ao longo dos anos tem-se registado mudanças sociais ao nível da parentalidade, na forma como os papéis sociais são representados e exercidos. Atualmente as diferenças entre as tarefas do pai e da mãe são quase inexistentes. Temos mães cada vez mais envolvidas do ponto de vista profissional e pais mais participativos nas tarefas familiares. E está tudo bem! quando existe complementaridade e equilíbrio familiar tudo funciona. É urgente abandonar a ideia de que o pai é um substituto da mãe ou um extra no exercício da parentalidade. Um pai é um pai! E quer queiram, quer não, o seu papel é vital para o desenvolvimento social, intelectual e emocional da criança, sendo determinante em diferentes aquisições ao longo da vida.

Quando nasce um filho, nasce também um pai… que à semelhança da criança vai-se desenvolvendo, aprendendo por tentativas e erros, vivendo dúvidas e certezas, esperança e confiança. Um pai cresce à medida que o seu filho cresce. Um pai chora, ri às gargalhadas com as conquistas e gracinhas de um filho, avança, recua, diz e desdiz, cai e fortalece-se a cada desafio ultrapassado. Neste processo, vê-se e revê-se em atitudes e comportamentos da sua infância.

Este dia comemorativo é um excelente convite à reflexão sobre o papel do pai, das suas memórias, intenções, valores, opções e práticas na educação dos filhos. Um viva a todos os pais… que assumem o seu papel, sem receios de fazer o que deve ser feito… pais que inspiram e que são exemplo de amor e entrega… pais que transformam dificuldades em oportunidades e vão onde for preciso… na certeza que são os melhores pais do mundo.

amordeducacao@gmail.com

⇒ Estamos no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

 

Autor:

Sou Educadora de Infância de profissão e coração! Especializei-me na primeira infância e fiz um mestrado em Psicologia Comunitária, que me trouxe conhecimentos diferenciadores ao nível da abordagem sistémica das famílias. Há mais de uma década que desenvolvo uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades actuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afectiva como base de um trabalho de excelência. Há quatro anos decidi criar um blogue sobre educação e nasceu o Amor d`3ducação. Quando tomei esta decisão pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas e capacitar famílias e crianças. A certificação em KidsCoaching, veio enriquecer todos este percurso e permitir uma visão mais interventiva da educação. Este é um método bastante completo e coerente, baseado numa nova abordagem na educação, em que o estilo de relacionamento dos adultos é capaz de mudar e elevar a criança a um patamar de maior envolvimento, decisão e de realização. E porque sou um dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blog para inspirar e ser inspirada! “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa) Conceição Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s