Publicado em crianças, Dicas de Educação, Emoções, Kid Coaching

Celebrar o dia da criança!

IMG_4778O melhor do mundo são as crianças! E hoje é dia de celebrar!

Por elas fazemos tudo, queremos vê-las bem, saudáveis e felizes. O seu choro deixa-nos perdidos, aflitos e inúmeras vezes incomodados. Amar uma criança é senti-la, ouvi-la atentamente, respeitar a sua essência e sintonizado às suas verdadeiras necessidades.

Ser criança é ver os seus direitos respeitados. É ter oportunidades para desenvolver novas competências. É fazer o que mais gosta, sorrir sem limites, é rodopiar sobre sonhos. Uma criança feliz reflete alegria, luz, vivacidade e contagia qualquer um com as suas gargalhadas, gracinhas ou simplesmente com um sorriso maroto.

Com algumas ações diárias, conscientes da sua importância, é possível ajudar as crianças a expandir competências, acreditarem em si próprias e assim, evoluírem positivamente no seu processo de vida.

  1. Conecte-se com a criança: estabeleça ligação entre o que pensa e o sente. Nomeie as emoções e mostre que valoriza o que a criança está a sentir.
  2. Pratique boas conversas: a ligação emocional é a base de qualquer relação. O diálogo entre pais e filhos tem a função de apoiar a criança na elaboração cognitiva sobre as suas emoções. É possível ajudar a criança a expressar o que sente com recurso a palavras, imagens, histórias
  3. Foque-se em soluções: Esta abordagem com as crianças, dá-lhe uma visão mais ampla da vida e abre novas possibilidades para ultrapassar dificuldades.
  4. Deixe a criança decidir: permita que a criança faça escolhas limitadas, de acordo com as suas necessidades e idade, como a escolha de roupa, alimentos, momento em que vai concluir uma tarefa. Esta possibilidade permite ativar zonas do cérebro e aumentar a autoestima, autoconfiança e a autoresponsabilidade.
  5. Substitua ordens por perguntas poderosas: As boas perguntas levam à reflexão e a novas conclusões. Ficam aqui alguns exemplos – Onde podes pôr os teus brinquedos, para os poderes encontrar amanhã, e brincares com eles outra vez? Como podes fazer para os teus dentes ficarem muito limpinhos e brilhantes? Se houvesse uma maneira de estares pronto a horas, qual seria? O que acontece ao teu corpo se não comeres?
  6. Brinque com a criança: As competências que as crianças desenvolvem durante brincadeira são fundamentais para a vida adulta. Quando o lúdico e o divertimento passam a fazer parte da rotina familiar, há mais leveza nas relações entre pais e filhos. Pais que brincam com os seus filhos conseguem participar do universo infantil, transmitindo valores fundamentais para o desenvolvimento da criança, além de se conectarem afetivamente com a criança.

Ter crianças felizes, realizadas, criativas, com saúde emocional e social, não é apenas uma fantasia! Antes pelo contrário, é uma realidade alcançável com a prática consciente e consistente destas ações.

Vamos praticar? Uma excelente forma de celebrar o dia da criança!

 

♥ amordeducacao@gmail.com ♥

 

 

 

Autor:

Sou Educadora de Infância de profissão e coração! Especializei-me na primeira infância e fiz um mestrado em Psicologia Comunitária, que me trouxe conhecimentos diferenciadores ao nível da abordagem sistémica das famílias. Há mais de uma década que desenvolvo uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades actuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afectiva como base de um trabalho de excelência. Há quatro anos decidi criar um blogue sobre educação e nasceu o Amor d`3ducação. Quando tomei esta decisão pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas e capacitar famílias e crianças. A certificação em KidsCoaching, veio enriquecer todos este percurso e permitir uma visão mais interventiva da educação. Este é um método bastante completo e coerente, baseado numa nova abordagem na educação, em que o estilo de relacionamento dos adultos é capaz de mudar e elevar a criança a um patamar de maior envolvimento, decisão e de realização. E porque sou um dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blog para inspirar e ser inspirada! “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa) Conceição Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s